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Informação sobre o curso

  • Horas

    90

  • Dias

    20

  • Conteúdos Programáticos

    MÓDULO 1. FORMADOR: SISTEMA, CONTEXTOS E PERFIL
    SUB-MÓDULO 1.1 FORMADOR: CONTEXTOS DE INTERVENÇÃO
    SUB-MÓDULO 1.2. APRENDIZAGEM, CRIATIVIDADE E EMPREENDEDORISMO

    MÓDULO 2. SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL
    SUB-MÓDULO 2.1 PREPARAÇÃO E CONCRETIZAÇÃO DAS SIMULAÇÕES
    SUB-MÓDULO 2.2 ANÁLISE E PROJETO DE MELHORIA

    MÓDULO 3. COMUNICAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE GRUPOS EM FORMAÇÃO
    SUB-MÓDULO 3.1 COMUNICAÇÃO E COMPORTAMENTO RELACIONAL
    SUB-MÓDULO 3.2 DIVERSIDADE NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO

    MÓDULO 4. METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
    SUB-MÓDULO 4.1 MÉTODOS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS
    SUB-MÓDULO 4.2 PEDAGOGIA E APRENDIZAGEM INCLUSIVA E DIFERENCIADA

    MÓDULO 5. OPERACIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: DO PLANO À AÇÃO
    SUB-MÓDULO 5.1 COMPETÊNCIAS E OBJETIVOS OPERACIONAIS
    SUB-MÓDULO 5.2 DESENHO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO-APRENDIZAGEM

    MÓDULO 6. RECURSOS DIDÁTICOS E MULTIMÉDIA
    SUB-MÓDULO 6.1 EXPLORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS
    SUB-MÓDULO 6.2 CONSTRUÇÃO DE APRESENTAÇÕES MULTIMÉDIA

    MÓDULO 7. PLATAFORMAS COLABORATIVAS E DE APRENDIZAGEM
    SUB-MÓDULO 7.1 PLATAFORMAS: FINALIDADES E FUNCIONALIDADES
    SUB-MÓDULO 7.2 COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

    MÓDULO 8. AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO E DAS APRENDIZAGENS
    SUB-MÓDULO 8.1 AVALIAÇÃO QUANTITATIVA E QUALITATIVA
    SUB-MÓDULO 8.2 AVALIAÇÃO: DA FORMAÇÃO AO CONTEXTO DE TRABALHO

    MÓDULO 9. SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL
    SUB-MÓDULO 9.1 PREPARAÇÃO E CONCRETIZAÇÃO DAS SIMULAÇÕES
    SUB-MÓDULO 9.2 ANÁLISE E PROSPETIVA TÉCNICO-PEDAGÓGICA

  • Objectivo Geral

    A formação pedagógica de formadores/as visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. EstasCompetências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:
    1. na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
    2. na gestão e coordenação de formação;
    3. no campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.

  • Objectivos Específicos

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  • Avaliação

    A avaliação, como processo sistemático, contínuo e integral deverá ocorrer em três momentos:
    ? Avaliação inicial (no início da formação): Avaliação diagnóstica (perfil de entrada dos formandos);
    ? Avaliação contínua (ao longo/durante a formação): Avaliação formativa e sumativa (processo/desenvolvimento da formação); e
    ? Avaliação final (no final da formação): Avaliação sumativa (perfil de saída).

  • Metodologia

    O acompanhamento e avaliação são considerados componentes estruturantes dos processos formativos. Neste quadro, configuram-se como processos de intervenção contínua e sistemática, por forma a promover nos participantes o desenvolvimento de uma capacidade crítica sustentada e a validar progressivamente as competências adquiridas e/ou desenvolvidas ao longo e no final da formação. Sendo parte integrante do processo formativo, a avaliação tem como finalidade prioritária
    validar os conhecimentos, as capacidades e as aptidões adquiridas e/ou desenvolvidas pelos formandos ao longo da formação. Além deste aspeto, e numa outra leitura, os resultados obtidos em cada sub-módulo ou módulo do curso são interpretados como elementos de
    validação das respetivas ações formativas.
    A metodologia de acompanhamento e avaliação da formação baseia-se num conjunto de técnicas que visa identificar as formas, os tipos e os instrumentos disponíveis para realizar a respetiva avaliação, tendo por objetivo obter feedback de todos os participantes, imprimir qualidade em todo o sistema, promover um processo de melhoria contínua e aferir as aprendizagens.

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